"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim." Chico Xavier "Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana." Teilhard de Chardin "Amar sem esperar ser amado e sem aguardar recompensa alguma. Amar sempre." Chico Xavier "Para ser feliz, confia em Deus ... Não fujas da simplicidade ... Guarda o coração sem ressentimento ... Cria esperança e otimismo onde estiveres ... Faz todo o bem que puderes em favor dos outros sem pedir remuneração ... Auxilia muito, espera pouco, serve sempre ... Espalha felicidade no caminho alheio quando seja possível." Emmanuel

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Tatuagem de Henna


A henna (palavra de origem árabe, pronunciada “rena”) é um corante natural extraído da planta que leva o mesmo nome. 


Extraído da casca da árvore, assim como de suas folhas secas, o corante tem uma cor escura, que varia entre castanho avermelhado e marrom, mas tendendo para o vermelho. Desde tempos antigos, o corante vem sendo utilizado por diversas culturas para se tingir madeira, couro e a própria pele humana, assim como unhas e cabelos. Conheça agora como fazer uma tatuagem de rena e veja quanto tempo pode durar este trabalho e muito mais. 


A tatuagem de henna 


É muito utilizada na Índia, em alguns países asiáticos, no norte da África e no Oriente Médio para se fazer tatuagens temporárias, tradicionais naquelas culturas. Nesses países, as mulheres costumam desenhar formas elaboradas nas mãos, nos pulsos e nos pés, geralmente cheias de curvas e ricas em detalhes. No Brasil e em outros países ocidentais, pode-se encontrar pessoas fazendo tatuagens de henna em praias, festivais ou feiras de artesanato durante o verão. 


Para fazer esse tipo de tatuagem, costuma-se aplicar o corante ainda em sua forma pastosa diretamente sobre a superfície da pele. Para formar essa pasta, pode-se usar tanto o pó extraído por meio da maceração das folhas secas como as folhas ainda frescas. Logo após a aplicação, forma-se uma casca sobre a pele conforme a tinta seca e, uma vez retirada essa casca, a pele estará tingida. A tintura pode durar desde poucos dias até um mês inteiro dependendo de fatores como a qualidade da tinta, o tipo de pele da pessoa e tempo de contato entre a tintura e a pele. Geralmente, ela dura de uma semana a quinze dias. 


Duração da Tatuagem de Henna 


Além de servir como matéria-prima para tatuagens temporárias, a henna também é usada como tintura de cabelos, tendo se tornado popular na Europa, nos Estados Unidos e na Austrália por tingir os cabelos sem alterar a estrutura dos fios, sendo considerada menos prejudicial do que as tinturas industrializadas. Para utilizar a henna como tintura, costuma-se aplicá-la nos cabelos durante 15 minutos para tons dourados, 30 minutos para tons de cobre e 45 minutos para tons avermelhados. 


No entanto, como a maioria das substâncias, a henna pode causar alergia, principalmente se misturada a outros corantes para tornar sua cor mais escura. Em casos extremos, essas alergias podem causar vermelhidão, irritação, coceiras e até mesmo lesões permanentes na pele. Para evitar o risco de alergias, convém questionar a origem da tintura e se a mesma se trata de henna negra (misturada a outros corantes). 


Como Fazer Tatugens de Henna

Para fazer sua tatuagem de rena você pode procurar por estúdios de tatuagens. Em qualquer centro urbano se encontra pelo menos um. Nas orlas também sempre há tatuadores exibindo seus trabalhos. 


Mas se você quiser fazer você mesmo a sua tatuagem de rena, siga estes passos: Faça o desenho numa folha de papel vegetal com lápis de maquiagem preto. Limpe a pele com loção antisséptica, sem álcool, e a deixe levemente úmida. Aplique o papel sobre o local desejado e o mantenha até que o desenho tenha se transferido para a pele. Agora é só pintar sobre os traços com a tinta de rena e lavar seis horas depois.


Cuidados Com a Procedência da Tinta de Rena


Compre a tinta em perfumarias ou farmácias conhecidas. Cuidado com a procedência. Em Ultrafarma você pode encontrar uma lista de endereços de farmácias e perfumarias.



A henna é um arbusto encontrado em bastante abundância em países com muito calor como, por exemplo, o Paquistão e a Índia, e é usada, em regra geral, para a decoração do corpo, como forma de tatuagem, em dias de grande celebração como os casamentos.

A henna pode ser usada tanto por pessoas adultas como por crianças, pois é um produto natural e uma ótima opção para as pessoas que pretendem decorar o corpo, de forma temporária, sem o inconveniente de permanecer de forma definitiva na pele e sem a dor caraterística de uma tatuagem definitiva.


Venha conferir, no texto que se segue abaixo, mais informações de como fazer uma tatuagem de henna, dura quanto tempo, como tirar e ainda, onde poderá fazer.


Como fazer tatuagem de henna 


Para saber como fazer a sua própria tatuagem de henna, em primeiro lugar você irá precisar de um saco de henna, sendo que a melhor no mercado hoje em dia será a Surya Henna Tattoo, um pincel de ponta fina, um conta gotas, de alguns palitos de dente com as pontas forradas em um pouco de algodão e outros simples, uma loção anticéptica sem álcool, folhas de papel vegetal, papel higiênico, gilete, desodorante em stick, lápis e um molde com o desenho pretendido.

Após ter todos os materiais necessário à disposição você poderá começar a fazer a sua tatuagem de henna. Coloque uma folha de papel vegetal sobre o seu molde e faça o contorno do seu desenho a lápis. Escolha a zona do corpo onde pretende fazer a sua tatuagem de henna, depile cuidadosamente o local e passe a loção anticéptica. Retire os possíveis vestígios de loção da pele com um pouco de papel higiênico e passe o desodorante em stick. Coloque o papel vegetal com o seu desenho sobre a pele e segure por algum tempo, por forma a que o desenho se transfira totalmente para a pele.


Em seguida, retire o papel vegetal, assim como os resíduos do desodorante e prepare a henna. Com o pincel de ponta fina coloque a henna na pele, deixando uma boa camada, por forma que a pele possa absorver.


Dica importantes sobre a tatuagem de henna 


Após a total aplicação da henna sobre o desenho, aguarde cerca de 6 horas sem lavar o local, por forma a que a tinta seque completamente e se forme uma leve casca. Depois do tempo de secagem, lave cuidadosamente a zona e o seu desenho aparecerá na pele.

Mas, dura quanto tempo? Em geral, este tipo de tatuagem pode durar cerca de 15 a 20 dias e a única forma de como tirar é apenas com as lavagens ao longo do tempo.


No Brasil existem inúmeros locais onde poderá fazer a sua tatuagem de henna, como por exemplo no Rio de Janeiro, Curitiba ou em Porto Alegre, no entanto, tenha sempre em atenção a higuenização do local e dos materiais usados, a validade da henna, que deve ser visivel no frasco e se a preparação foi feita em um prazo máximo de 6 horas, para evitar possíveis alergias.



Um comentário: