"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim." Chico Xavier "Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana." Teilhard de Chardin "Amar sem esperar ser amado e sem aguardar recompensa alguma. Amar sempre." Chico Xavier "Para ser feliz, confia em Deus ... Não fujas da simplicidade ... Guarda o coração sem ressentimento ... Cria esperança e otimismo onde estiveres ... Faz todo o bem que puderes em favor dos outros sem pedir remuneração ... Auxilia muito, espera pouco, serve sempre ... Espalha felicidade no caminho alheio quando seja possível." Emmanuel "Cada ato de agressividade que ocorre neste mundo tem como origem básica uma criatura que ainda não aprendeu a amar." - "Carmas são estruturados não somente sobre nossos feitos e atitudes, mas também sobre nossas sentenças e juízos, críticas e opiniões." - "Somos nós mesmos que nos iludimos, por querer que as criaturas dêem o que não podem e que ajam como imaginamos que devam agir." - "O resultado do medo em nossas vidas será a perda do nosso poder de pensar e agir com espontaneidade." - "Em verdade, viciados são todos aqueles que se enfraqueceram diante da vida e se refugiaram na dependência de pessoas ou substâncias." - "A intensa motivação que invade os indivíduos para serem amados e queridos a qualquer preço nasce das dúvidas íntimas sobre si mesmos." - "O invejoso é inseguro e supersensível, irritadiço e desconfiado, observador minuncioso e detetive da vida alheia até a exaustão, sempre armado e alerta contra tudo e todos." Livro: As Dores da Alma (Francisco do Espírito Santo Neto, espírito Hammed)

terça-feira, 19 de março de 2013

Limpeza de Tártaro em Cães e Gatos


O tártaro, também chamado de cálculo dentário, consiste em um acúmulo de bactérias. Uma vez que não é comum a escovação dos dentes dos animais, esse acúmulo resulta na formação de uma placa que vai se calcificando.


Como resultado da doença periodontal, os animais podem apresentar:
Halitose;
Inflamação e sangramento gengival;
Perda dos dentes;
Dificuldade de mastigar e triturar os alimentos;
Emagrecimento;
Contaminação bacteriana que pode se espalhar para diversos órgãos (septicemia) como coração, fígado e rins.

A limpeza de tártaro em cães e gatos deve ser feita com os animais anestesiados (anestesia geral). Por conseguinte, inicia-se a remoção do cálculo dentário, utilizando-se o aparelho de ultrassom dentário, que é o método mais moderno para se remover tártaro. Após o uso do ultrassom, o dente é polido. Quando necessário, é feita extração dentária.

Antes do procedimento, o animal deve ser avaliado e exames laboratoriais que irão fornecer informações a respeito da saúde geral do animal devem ser realizados.


Para prevenir o surgimento do tártaro, recomenda-se:
Realizar escovação diária dos dentes dos animais;
Dar preferência à ração do que à comida caseira;
Realizar limpeza de tártaro pelo menos uma vez ao ano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário